O que é?

Universidade Aberta 2022



O Universidade Aberta é um projeto educativo, artístico e cultural realizado anualmente pela USCS. Após dois anos sem a sua realização presencial, neste ano de 2022, retorna de maneira híbrida: presencial em todos os campus e também on-line. Neste ano, o evento propõe uma ocasião comemorativa de importantes marcos da nossa história, como os 200 anos da Independência do Brasil (em 1822) e os 100 anos da Semana de Arte Moderna (em 1922). O Projeto Universidade Aberta em 2022 contará com uma programação diversificada de atividades educativas, artísticas e culturais, que promoverão diálogos entre a universidade e suas comunidades interna e externa, em especial com os estudantes da educação básica, professores e os universitários, estruturados em três eixos temáticos para o desenvolvimento das atividades que integram a programação:



  • EIXO I
    "1822 - 200 anos entre a independência e a dependência"
  • EIXO II
    "1922 - 100 anos de uma crítica pela identidade e a cultura nacional"
  • EIXO III
    "2022 - Independência e modernismo em tempos de inovação, tecnologia e conhecimento"

O que é?


universidade aberta 2022


O Universidade Aberta é um projeto educativo, artístico e cultural realizado anualmente pela USCS.

Após dois anos sem a sua realização presencial, neste ano de 2022, retorna de maneira híbrida: presencial em todos os campus e também on-line. Neste ano, o evento propõe uma ocasião comemorativa de importantes marcos da nossa história, como os 200 anos da Independência do Brasil (em 1822) e os 100 anos da Semana de Arte Moderna (em 1922). O Projeto Universidade Aberta em 2022 contará com uma programação diversificada de atividades educativas, artísticas e culturais, que promoverão diálogos entre a universidade e suas comunidades interna e externa, em especial com os estudantes da educação básica, professores e os universitários, estruturados em três eixos temáticos para o desenvolvimento das atividades que integram a programação:

Eixo I: "1822 - 200 anos entre a independência e a dependência"

As atividades desenvolvidas para esse EIXO I concentram-se na abordagem da Independência do Brasil ocorrida em 1822, quando as ideias do Iluminismo pregavam a liberdade de expressão e de culto, a noção de que os homens nasciam livres e iguais e que seus direitos como pessoa predominavam sobre os direitos divinos invocados pelos reis a fim de manter seus privilégios. Aliado a isso, a transferência da Côrte Portuguesa para o Brasil desencadeou um processo de crescimento econômico e cultural que as novas elites brasileiras jamais pensavam em perder, o que resultou na célebre frase: "Brasileiros, de hoje em diante nosso lema será Independência ou Morte". Esse episódio, conhecido como o "Grito do Ipiranga", declarava o rompimento da colônia brasileira de Portugal. Porém, como muitas vezes expresso por José Bonifácio, "Independência sem Revolução", onde foram mantidas as estruturas do regime e sem mudanças sociais por longo período, que ainda são refletidas nos dias atuais.


Eixo II: "1922 - 100 anos de uma crítica pela identidade e a cultura nacional"

Nesse Eixo II, as atividades programadas consistem nos 100 anos da Semana da Arte Moderna de 1922, ocorrida de 13 a 17 de Fevereiro daquele ano, um evento artístico e cultural que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, cuja proposta daqueles artistas era apresentar uma nova estética para todos os ramos artísticos. Assim, inauguraram a corrente do Modernismo nas artes brasileiras. Todavia, este não era o seu único objetivo. O evento, que chocou grande parte da plateia presente, buscou implementar novos processos na confecção das artes e dar-lhe uma feição mais brasileira. Um dos principais objetivos era o rompimento com a estética da arte acadêmica, especialmente do parnasianismo, com o objetivo de popularizar a arte. A Semana da Arte Moderna ocorreu em 1922, ocasião do centenário da independência do Brasil. Esta festa motivou artistas a repensarem a identidade nacional e a buscarem criar algo mais brasileiro. Este pensamento sobre o moderno refletiu na organização das cidades pelo advento da industrialização e crescimento urbano, num período de forte imigração estrangeira, até o fim da Primeira Guerra Mundial. Todas essas transformações motivaram os artistas a buscarem uma nova imagem para o país, que lhe acompanhasse a modernização. Apesar do caráter burguês e paulista do movimento, as novas regras modernistas tomaram todo o cenário nacional.


EIXO III "2022 - Independência e modernismo em tempos de inovação, tecnologia e conhecimento"

O Eixo III inclui atividades programadas com o objetivo de trazer reflexões transversais quanto aos desdobramentos, os reflexos e contribuições destes marcos históricos e movimentos, dos últimos 200 e 100 anos respectivamente, onde muito se percebe os efeitos de um colonialismo não interrompido, bem como, de uma identidade cultural que segue elitista e excludente, frente aos desafios de nosso tempo, para se alcançar o desenvolvimento social, econômico e ambiental, e garantir "independência" e "identidade", diante de um cenário marcado pelas inovações e a tecnologia da comunicação e informação, que por sua vez, alicerçam e mediatizam as relações, as produções e os movimentos da sociedade contemporânea, tão quanto, as inferências que podemos fazer sobre tendências e obstáculos desta emancipação e modernidade, no porvir pós industrial e pós-moderno, das eras da informação e do conhecimento.


Modalidades

Híbrido
- evento presencial e online
Presencial
- evento presencial apenas
Streaming
- evento online apenas